Compliance
Para a OCP Portugal, o principal objectivo do Compliance é prevenir e evitar a violação das normas e/ou desvio de condutas que acarretem consequências negativas para a empresa e para a sociedade.
Compliance é, pois, agir de acordo com a legislação em vigor, estar em conformidade com as leis e os regulamentos internos da empresa e do grupo. Ou seja, conciliar as acções, condutas e procedimentos com as exigências legais, éticas e regulamentares.
No nosso caso concreto, significa o cumprimento das leis nacionais e internacionais, agir de forma honesta, transparente e sustentável, bem como o cumprimento do Código de Conduta da OCP Portugal e as directivas internas do Grupo PHOENIX.
O Compliance abrange todas as áreas da empresa, desde a área financeira à área comercial e contribui para a observância das boas práticas organizacionais.
Em Portugal, foi nomeado um Local Compliance Officer, membro da Administração, responsável por desenvolver, implementar e monitorar o Sistema de Gestão de Compliance, sendo coadjuvado pelo departamento jurídico interno e em estreita cooperação com o Grupo.
A OCP Portugal disponibiliza um canal interno e externo para esclarecimento de dúvidas ou comunicação de casos.
Os pedidos de informação são encaminhados para o Local Compliance Officer que, com o apoio do departamento jurídico, tratará com o cuidado e sigilo exigidos. É garantido o anonimato caso seja solicitado.
Os trabalhadores da OCP Portugal podem, a todo o tempo, reportar alguma irregularidade, ao Provedor Externo denominado Ombudsmann, o qual pode ser contactado directamente por uma linha telefónica gratuita e confidencial, disponível em todas as línguas.
A OCP Portugal está consciente da importância do Compliance, uma vez que as acções ou omissões de uma única pessoa podem reflectir-se na empresa e no Grupo. Por isso é essencial garantir o envolvimento de todos na cultura de Compliance. Consideramos que o Compliance é um tema transversal, aplicável a todos os departamentos da empresa e está presente no trabalho sério, íntegro e transparente do dia-a-dia.
O Grupo PHOENIX encoraja todas as pessoas a apresentarem, o mais cedo possível, informação sobre qualquer questão ou qualquer suspeita de comportamento indevido. Se não tiver a certeza sobre se um determinado comportamento viola a lei ou se tiver quaisquer outras questões, deverá apresentar as suas dúvidas ou questões ao Departamento Jurídico.
- Para reportar uma violação efectiva ou potencial poderá contactar, de forma anónima, as seguintes entidades:
- •Responsável Compliance local, José Diniz: compliance@ocp.pt
- •Responsável Compliance do grupo, Christian Woerner: compliance@phoenixgroup.eu
- •Provedor independente (Ombudsman), Carsten Thiel von Herff Linha de apoio externa - 00800-66283762 ou ombudsman@thielvonherff.com
Compliance é muito importante para o Grupo PHOENIX: Todos nós somos responsáveis pelo cumprimento - a OCP Portugal é uma empresa responsável e cumpridora!
O sucesso do Compliance só é possível com o envolvimento e ajuda de todos!