O Best Order é um serviço de gestão de stocks desenvolvido pela OCP Portugal, que utiliza tecnologia para responder a um dos maiores desafios da farmácia moderna: garantir a disponibilidade do produto certo, no momento certo, e sem esforço manual diário.
É também um exemplo de como a inteligência artificial e a tecnologia, quando bem aplicadas, deixam de ser buzzwords, passam a ser ferramentas concretas para devolver tempo, eficiência e foco ao coração da farmácia: o cuidado ao utente.
Antes de confiarmos a inteligência artificial à farmácia, precisamos de garantir que compreendemos o que é realmente importante na gestão de stock.
Como é feita, hoje, a gestão de stock em muitas farmácias?
Gerir bem o stock é muito mais do que repor produto. É um problema multiobjectivo e devem ser tidas em conta muitas variáveis.
Uma Farmácia gere, em média, 4.000 referências por mês, o que implica decisões diárias sobre quando e quanto encomendar.
Impactos Operacionais e Estratégicos:
- Tempo Excessivo em Tarefas Administrativas – Tempo diário a rever encomenda, linha a linha
- Processo repetitivo e pouco eficiente – Decisões manuais para milhares de referências
- Falta de Objetividade – Cada colaborador adota diferentes critérios
- Desajustes de Stock – Roturas em produtos essenciais e produtos imobilizados
- Sem Base para Melhoria Continua – Falta de dados estruturados e mecanismos de monitorização
O que muda com a implementação do Best Order?
As decisões manuais passam a ser automatizadas, a falta de tempo pode traduzir-se em foco e a frustração por não garantir stocks dá lugar à previsibilidade. A tecnologia não substitui o farmacêutico, liberta-o!
O Best Order não é apenas um software de gestão de stocks, é um serviço com acompanhamento personalizado. É definido um gestor que trabalha em conjunto com a farmácia para definir os objetivos, parametriza o sistema de acordo com as necessidades específicas de cada farmácia, monitoriza os KPI’s e ajusta estratégias sempre que necessário.
Para saber mais sobre o Best Order entre em contacto com o seu gestor comercial.