OCP Portugal

OCP

Veja aqui as notícias relacionadas com a OCP Portugal

17
fev
OCP Portugal implementa método Kaizen nas operações
17-02-22
Fundado em 1985 na Suíça por Masaaki Imai tem como objetivo a "melhoria contínua" de forma sustentada das organizações em que o método é implementado

O método Kaizen (em japonês: kai = mudar + zen = melhor) tem origem no sistema de gestão do grupo japonês Toyota e está hoje presente em mais de 35 países do mundo e em milhares de empresas de 14 setores de atividade.


Em Portugal desde 1999, com escritórios no Porto e em Lisboa, o Kaizen Institute atua em diferentes setores de atividade, como a indústria, logística, saúde, distribuição, organizações de serviços, entre outros. A nível global, o Kaizen Institute Consulting Group é uma empresa multinacional que fornece serviços de consultoria e formação ao tecido empresarial e também instituições públicas.


Do seu portfólio constam serviços e ferramentas de gestão destinados a conseguir a excelência operacional através da melhoria da qualidade dos produtos e serviços, do aumento da produtividade e da motivação dos colaboradores. No dia a dia, o método Kaizen implementa as estratégias necessárias para que a melhoria continua seja uma prática permanente dentro das organizações.


Na OCP Portugal o método está a ser implementado ao nível operacional, na receção de mercadoria, picking, devoluções e distribuição. A implementação do Kaizen Diário nos nossos Centros de Distribuição permitiu-nos melhorar o desempenho das equipas, uma vez que estas se sentem mais envolvidas nos objetivos da organização, o que se traduz em maior motivação e interesse.


Foram definidos indicadores gerais que permitem às equipas acompanhar em tempo real as tarefas do dia, avaliar o seu desempenho e identificar eventuais oportunidades de melhoria. Os locais de trabalho foram também reorganizados de forma a serem mais ergonómicos e eficientes.


A longo prazo, objetivo é que as equipas se tornem mais autónomas na gestão das tarefas diárias e capazes de sustentar e melhorar os seus processos.